La salle de classe

La salle de classe

23/12/10

Apresentação de projectos educativos interculturais

A datar deste dia, este blogue servirá de veículo de apresentação de projectos educativos interculturais, presentes no mundo da Web 2.0, e, por isso, escolhi o blogue como forma de partilhar este trabalho de análise de projectos.
A minha atenção versará, principalmente, nas questões de género(s) e se as mesmas se encontram devidamente salvaguardadas nos projectos que apresento e a questão das Identidades e da Equidade, na nossa sociedade.
Os critérios escolhidos para proceder a esta análise e que considerei essenciais para averiguar da qualidade dos projectos educativos serão os seguintes:
1. O público-alvo: O Projecto Intercultural corresponde às diversas identidades do público-alvo, à sua faixa etária e respeita as questões de género(s).
2. Credibilidade: O Projecto Intercultural apresenta credenciais, referências de autores reconhecidos pedagogica/cientificamente ou que respeitem uma perspectiva de Educação Intercultural, onde as questões de géneros e as Identidades são respeitadas e celebradas.
3. Objectividade e correcção: O P. I. apresenta uma informação exacta, correcta, que está de acordo com a pretendida perspectiva multicultural e intercultural de equidade. Existe elevada correcção linguística, socio-linguistica e científica. A mensagem está livre de fins publicitários, políticos e/ou discriminatórios.
4. Criatividade e perspectiva estética e visualmente atractiva.
5. Dimensão da difusão desta mensagem e âmbito da sua aplicação.

01/12/10

Au revoir Papa

Les yeux d'Elisabeth se ferment sur leur douleur
De ne plus jamais voir le visage de cet Homme
Qui leur donna la vie, l'âme et la profondeur
Des êtres humains intenses, difficiles mais honnêtes.

Les yeux d'Elisabeth laissent couler les larmes
Tel un fleuve irrascible qui ne s'arrête jamais
Ils pleurent la perte impromptue et soudaine
Du père et de l'ami, tenace et fidèle.

Ce n'est qu'un au revoir mon père
Nous nous retrouverons
Je tenais à te dire que je t'aime comme avant
Mais lorsque tu croiseras les yeux d'Elisabeth

Tends-moi la main, et tous deux nous partirons.