O Projecto seguinte, nomeado eTwinning, baseia-se na geminação através do mundo da Web 2.0 de projectos escolares, pedagógicos ou didácticos, ligados a várias áreas do saber, no qual as Línguas Estrangeiras desempenham um papel fulcral na comunicação e partilha dos conhecimentos. Abrange um número considerável de escolas, membros activos deste projecto (117506), e abrange 4241 projectos.
1. O público-alvo provém claramente da área do ensino e da Educação, este sítio oferece a professores e estudantes a possibilidade de aderir a projectos interculturais, com várias escolas do espaço europeu. A página de apresentação ostenta logo como imagem central uma imagem central com hiperligações para as escolas membros da Europa, pessoas ou projectos, pesquisa que pode ser feita através do processo nuvem para procurar disciplinas e outro através do mapa com identificações de escolas em eTwinning. Pelo mapa das disciplinas vemos que estamos com um projecto que valoriza um paradigma moderno de escola, que valoriza a criatividade tão pretendida nos dias de hoje (ver Robinson, K.[1]) e o conceito de cidadania participada e o facto de a Escola ter a responsabilidade de formar os jovens cidadãos de amanhã. Por outro lado, apresentam um projecto ligado à área da Educação Especial, demonstrando a preocupação de ter um projecto inclusivo da diferença, trata-se de um projecto de linguagem gestual para crianças que permite uma maior compreensão entre as crianças com limitações auditivas e sem limitações, para que se construa uma ponte de comunicação entre estas crianças.
2. Em termos de referências, embora elas não sejam tão evidentes e visíveis ao primeiro olhar, é incontestavelmente de relevância científica e pedagógica, sendo da tutela da Direcção Geral da Educação e da Cultura. Na área da Formação para professores divulga-se a base de dados de Formação Comenius-Grundtvig (sendo o projecto Comenius outro importante projecto do Conselho da Europa).
3. Mais uma vez, presenciamos um sítio cuja correcção e pertinência científica andam de mãos dadas. Vemos uma preocupação em respeitar as identidades e as questões de género(s), usando termos abrangentes como indivíduo, pessoa e tentando manter uma certa neutralidade ao dirigir-se ao leitor-interessado-membro do projecto. Por outro lado, tentam abarcar vários temas fundamentais nos currículos escolares de uma Escola-Educação que se quer moderna, como a disciplina de “Citizenship”, a Formação Cívica, a Educação Ambiental, as Artes e as Línguas, inclusive a Astronomia, demonstrando assim que, em termos educativos, “sky is the limit” para a imaginação dos nossos alunos e dos professores que vêm desta forma desafiados os limites castradores de uma sala de aula, fixa e imóvel. Umas das publicações apresentadas neste sítio, resume a envolvência do eTwinning e a sua pertinência dando esta definição:
To be involved in eTwinning is to be involved in a European-wide community of teacher practitioners all of whom are committed to giving their pupils an experience of being in direct contact with another young person in Europe, to learn about their ideas and exchange opinions on all the topics which interest young people everywhere. The teachers themselves develop their own pedagogical skills and experiences and in this regard make eTwinning a dynamic human group constantly growing and interacting.[2]
4. O conceito visual explorado neste portal é particularmente atractivo. As cores oscilam entre o uso do azul turquesa e do amarelo que per se têm como conotação as cores da bandeira europeia, sendo por essa razão o seu estandarte ou cartão de visita. Identificamos logo a vertente europeísta do conceito estético desta página. O símbolo usado também recorre às estrelas (mais uma referência clara à bandeira europeia), e junta duas figuras estilizadas, sem detalhes que façam alusão a características de género ou de identidade racial ou étnica, que parecem dançar. Mais uma vez vemos aparente a noção de celebração ligada à interculturalidade e multiculturalidade. Toda a primeira página contém muitas ligações para outras áreas mais específicas, Notícias, Inspiração, desenvolvimento Profissional, Ferramentas, Prémios e Ajuda. Temos os números relativos à quantidade de projectos desenvolvidos ou a desenvolver, de membros activos que participam em projectos, um espaço no canto superior esquerdo para os visitantes se inscreverem. De salientar, que o registo no eTwinning implica a redacção de um pequeno texto a escrever na Língua que pretendemos usar e/ou relativa à(s) Cultura(s) que pretendemos explorar através de um determinado projecto, para além da restante óbvia informação que devemos acrescentar respeitante à(s) disciplina(s) que leccionamos, a escola onde leccionamos e a(s) área(s) de nosso interesse.
5. Este portal abrange uma vasta área disciplinar para ser utilizada pelas estabelecimentos de ensino e/ou equipas de docentes e alunos que queiram participar. O facto de recorrer ao uso de várias ferramentas multimédia também é um factor de adesão e um acréscimo do seu entusiasmo na sua envolvência nestes projectos. Todos os projectos têm uma vertente trans- e multi-disciplinar que potencia a participação activa de toda a comunidade educativa. O facto de implicar uma comunicação com escolas europeias e o uso de outras Línguas reforça a aquisição das competências plurilingues tão necessárias na nossa sociedade contemporânea.
[1] Consultar o sítio de Sir Ken Robinson para obter a sua perspectiva sobre a Educação e a sua polémica teoria que afirma que as escolas “matam” a criatividade: http://sirkenrobinson.com/skr/
[2] Gilleran, A. (2007). eTwinning for Beginners. In Learning with eTwinning. A Handbook for Teachers. Central Suuport Service for eTwinning. ChapterI, pp.7
Gostei muito deste projecto, nomeadamente a ideia de novas disciplinas e em especial da "Citizenship" que propõe de explorar um Kit Euro com um conjunto de ideias e de recursos para apoio do 10 aniversário do euro. Uma boa ideia para explorar em sala de aula.
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