La salle de classe

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05/01/11

PROJECTO IV:


Este sítio, à semelhança do Projecto I que já referimos e analisámos, encontra-se também na alçada das Nações Unidas, e tem o nome com características metafóricas de “Bridging Cultures Building Peace”, sendo da responsabilidade da organização United Nations Alliance of Civilizations Forum. Como o metafórico nome indica, esta organização pretende juntar iniciativas privadas, bem como estados e governos à volta do diálogo intercultural. Oferecem apoios a projectos interculturais que promovam o diálogo e uma verdadeira partilha e comunicação entre países, etnias, religiões e Identidades diversas. Sendo assim, temos um dos pressupostos apresentados por Byram preenchidos e que visa o desenvolvimento e a promoção da interacção dos aprendentes com outras pequenas partes (já referidas por Blaise Pascal) da sua sociedade e/ou de outras sociedades e outras culturas. Para que os mesmos possam abraçar conhecimentos, culturas e experiências que lhes permitam obter uma percepção mais alargada do mundo e entender a relativa importância da sua própria cultura, adquirindo competências para se adaptarem a outras situações e perspectivar a sua identidade através de todas as outras identidades.

The task is rather to facilitate learners ‘interaction with some small part of another society and its cultures, with the purpose of relativising learners’ understanding of their own cultural values, beliefs and behaviours, and encouraging them to investigate for themselves the otherness around them, either in their immediate physical environment or in their engagement with otherness which internationalization and globalization have brought into their world.” [1]
1.      Relativamente a este sítio, vemos claramente quais as credenciais, uma vez que na apresentação dos vários projectos interculturais que divulgam, o texto tem a seguir ao título a referência aos autores que são parte das Nações Unidas: United Nations Alliance of Civilizations Forum. O público-alvo é indeterminado em termos de profissão, embora pelas características do portal possamos afirmar que é dedicado mais precisamente a faixas etárias adultas. Não contém imagens ou outro elemento que possa atrair a atenção dos mais jovens, primando pela sobriedade da apresentação.
2.      Quanto às credencias já identificámos a responsabilidade da Nações Unidas e mais precisamente da Aliança para o fórum das Civilizações das N.U. É uma referência de grande valor em termos humanos e com créditos em termos de acção humanitária à volta do globo. Estes projectos têm como elo de ligação comum a Paz no mundo e a construção de pontes de comunicação para promover e atingir a Paz. O contacto que é fornecido é radicado em Nova Iorque, nos Estados Unidos: UN Alliance of Civilizations Secretariat, New York.
Na secção Multimedia, tem uma grande oferta de gravações no YOU TUBE de comunicações e intervenções feitas no âmbito destes projectos. Ao visionarmos estes documentos de vídeo podemos enriquecer a nossa perspectiva sobre a Interculturalidade de um modo apelativo e interessante, graças ao apoio das dimensões do som e da imagem. Divulgam também fotografias, relatórios e outras intervenções para nos levar a reflectir sobre estas temáticas e, por outro lado, colocam à disposição do visitante a referência aos seus parceiros, nestes projectos, nomeadamente:  ART For The World, Asian Institute of Journalism and Communication (AIJC), Asociación de las Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas (ATEI), euronews, International Association for Media and Communication Research (IAMCR), Nordicom, Vivendi. Podemos visionar uma intervenção do Dr. Jorge Sampaio sobre o fórum da UNAOC, realizado no Rio de Janeiro. Na secção Resources podemos aceder aos documentos e actas do fórum de Rio de Janeiro, os discursos numerosos do Dr. Jorge Sampaio e outros intervenientes de relevo.
3.      Nada há a referir no respeitante à correcção linguística e científica. Este sítio, dadas as credenciais que apresenta tem, evidentemente, grande preocupação em corresponder aos níveis de língua e às exigências de um discurso que se pretende intercultural, dirigindo-se de forma bastante neutra a um público esclarecido, sem ter um discurso inacessível ou demasiado académico. O facto do sítio disponibilizar a informação em Língua Inglesa permite a criação de alguma informalidade e simplicidade, aliadas a um discurso preciso e politicamente correcto.
4.      Os indícios visuais e estéticos também reflectem uma postura de simplicidade e sobriedade, usando cores claras (verdes e brancos, com azuis que se relacionam com a cor da O.N.U., sendo a sua cor simbólica). Apresenta dois símbolos na página de apresentação, um das Nações Unidas, situado no canto superior direito e outro respeitante à realização do Forum Bridging Cultures Building Peace, no canto superior esquerdo, cujo significado estabelece uma analogia entre a construção de pontes que permitam a construção da Paz no mundo. Investigando todas as hiperligações do sítio verificamos a utilização de vários media (YOU TUBE, comunicados de imprensa, discursos) e vários suportes (escritos, vídeos, áudio).
5.      Em termos de abrangência da mensagem poderemos afirmar que se trata de um recurso extremamente útil em termos pedagógicos, recorrendo a essa informação em aulas de Formação Cívica ou Educação para a Cidadania. Mesmo em termos de Língua Estrangeira (Inglês e Francês) pode se aproveitar este recurso para aprofundar os conceitos de utilidade e acção de organizações como as Nações Unidas que são leccionadas nos 10.º anos (L.E.I e II) e 9.º anos (L.I e II) de escolaridade. Através de actividades de pesquisa e de trabalhos de projecto podem-se analisar os projectos divulgados neste sítio e tentar adaptar algum projecto à realidade escolar de um determinado Agrupamento.


[1] Byram, Nichols and Stevens, (2001: 3).

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