Este portal da responsabilidade do programa Comenius da União Europeia, apresenta vários projectos pedagógicos numa perspectiva de compreensão da contribuição e do próprio conhecimento da Migração nos países da União Europeia. O programa Comenius encontra-se inserido no Programa para a aprendizagem ao longo da vida Lifelong Learning Programme, financiado pela U.E. e que visa o desenvolvimento da Educação e da prática pedagógica, sendo os seus principais objectivos os de melhorar a mobilidade dos alunos e do pessoal da área da Educação nos países envolvidos, encorajar a aprendizagem das Línguas Estrangeiras, desenvolver o conhecimento e a aquisição de competências nas novas tecnologias de Informação, serviços, métodos de ensino e prática pedagógica para aprendentes ao longo da vida.
“The Comenius Programme is aimed at: - Pupils in school to the end of upper secondary education (covering nursery, primary and secondary schooling including technical and vocational education)
- Schools, as specified by member states
- Teachers and other staff within those schools
- Associations, non-profit organisations, NGOs and representatives of those involved in school education
- People and bodies responsible for the organisation and delivery of education at local, regional and national levels
- Research centres and bodies concerned with lifelong learning issues
- Higher education institutions
- Bodies providing guidance, counselling and information services relating to any aspect of lifelong learning.
Comenius School Partnership Projects – this promotes transnational cooperation between schools (this replaces the Comenius 1 programme)
Comenius In Service Training for professional development (formerly Comenius 2)
Comenius Multilateral Projects to improve the initial or in-service training of teachers and other people working in the school education sector. (formerly Comenius 2)”[1]
Temos em primeiro lugar o Projecto MIRACLE, um projecto multilateral Comenius que envolve seis países europeus e financiado pela Comissão Europeia. Este consórcio visa o desenvolvimento de cursos de estágio e prática pedagógica, orientada para a promoção de competências político-interculturais dos professores de escolas elementares, a criação e elaboração de materiais didácticos e pedagógicos para alunos deste nível de ensino, fornecendo aos mesmos, todo um conjunto de informação livres de estereótipos e noções discriminatórias (por vezes veiculadas de forma inconsciente) sobre a migração (imigração, imigrantes, comunidades imigrantes), bem como potenciar uma carreira escolar de sucesso.
1. O público-alvo deste portal é mais uma vez da esfera da Educação e do Ensino, como podemos verificar no extracto da apresentação do Portal supra-mencionado, sendo claramente dirigido a um público adulto com responsabilidades na área da Educação ou Ensino. O seu objectivo é de promover projectos pedagógicos e mesmo administrativos para as escolas e/ou outras Instituições de Ensino, desde que orientadas para a aprendizagem ao longo da vida. Em termos da nomenclatura usada para se referir ao/à visitante do Portal percebemos o esforço para não colocar questões de género(s) como entrave, usando termos neutros como pupils, teachers, bodies, associations, people, embora na língua inglesa este cuidado com a questão de géneros na referência a pessoas seja mais fácil dada a neutralidade inerente dos termos usados.
2. As credenciais deste Portal são de carácter oficial, estando na tutela da União Europeia e do Conselho da Europa. Inclusive os financiamentos e as bolsas dos Projectos Interculturais que estão apresentados dependem do seu aval. Para exemplificar refiro, a título ilustrativo, dois projectos pedagógicos apresentados.
O projecto MIRACLE é coordenado pela associação AGORA civic education, na Universidade de Leibniz, em Hannover, na Alemanha mas depende dos financiamentos da União Europeia. O projecto denominado MentorMigration 2.1 - Use of student mentors for immigrant children and other disadvantaged groups[2], também se insere no Programa Socrates Comenius, e é portanto da responsabilidade da Comissão para a Educação e a Cultura da União Europeia. Este projecto é muito original pelo facto de se destinar especificamente para crianças dos 8 aos 12 anos, tendo como objectivo o desenvolvimento de mentores (porta-voz) para a(s) migração/ões, através do modelo Nightingale Mentoring. Este projecto tem como participantes institutos pedagógicos, escolas e universidades de vários países europeus, o que lhe confere um peso institucional inegável.
3. Em termos de pertinência e de correcção linguista o portal é irrepreensível. O seu conteúdo é apresentado em Inglês e de forma muito sucinta e clara. Quanto ao respeito das questões de género(s) e das identidades, vemos uma preocupação constante na escolha dos termos utilizados na apresentação dos projectos. Por outro lado, todos estes projectos ligados ao âmbito abrangente da Migração visa a criação de uma consciência intercultural, estabelecer esse diálogo de acordo com esta perspectiva de aceitação da(s) diferença(s) para crescer pedagógica e pessoalmente com estas experiências. Para além desta preocupação com a interculturalidade e a partilha de informação e comunicação entre países europeus, também podemos notar o desenvolvimento de uma consciência cívica e da noção de cidadania europeia alargada, sendo necessário o entendimento e conhecimento da(s) nossa(s) diferença(s) para crescermos enquanto cidadãos/ãs da Europa e do mundo.
4. A apresentação da informação na página principal, bem como nas outras hiperligações aos projectos pedagógicos divulgados é de grande sobriedade, usando o azul e o branco, sem imagens e sem publicidade. Toda a tónica versa na qualidade do conteúdo e a sua pertinência e objectivo institucional que é divulgar e promover a existência e a realização de Projectos Interculturais no âmbito das Migrações, desenvolvendo nos seus participantes (sobretudo professores e alunos) a consciência intercultural e a compreensão e aquisição de conhecimentos em Línguas e Culturas de outros países europeus.
5. O âmbito de acção deste portal extrapola quaisquer fronteiras no domínio educativo. Estes ricos e interessantes projectos financiados pela União Europeia, permitem ao pessoal docente ou funcionários de escolas e institutos ligados ao ensino e alunos destas instituições de adquirir experiências, vivências e conhecimentos, conjugando a perspectiva empírica e científica, para adquirir competências cívicas, plurilingues, interculturais e enriquecer a sua própria percepção do mundo. Em termos de carreira profissional o ganho também me parece substancial. De seguida, os professores e alunos que recebam este tipo de formação podem desenvolver um trabalho pedagógico junto dos alunos e colegas no sentido de enriquecer os métodos de ensino deste conhecimento profundo do fenómeno das Migrações e as suas implicações na nossa sociedade.
[1] Para mais informações consultar em linha http://www.citizensinformation.ie/en/education/european_education_programmes/comenius.html
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