La salle de classe

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05/01/11

PROJECTO VI:

http://www.yam2008.com/ 
 
Este projecto com o nome de Youth and Migration revela ao primeiro olhar o público-alvo que pretende atingir, ou seja, as camadas mais jovens da população, alunos e estudantes com uma perspectiva empírica da migração ou com interesse nesta temática e em descobrir mais através do diálogo intercultural.

1   A página principal mostra uma imagem de jovens com expressões muito felizes, e característica que não esperaríamos tratando-se do tema das migrações, em vez de ir pelos estereótipos de imagens de jovens com características facilmente identificáveis e relacionadas a outras etnias, escolheram, inesperadamente, uma imagem de jovens raparigas de traços caucasianos e cabelos louros a bater palmas, numa clara atitude de celebração. Em princípio, a primeira ideia que surge na nossa mente quando nos referimos à multiculturalidade associa-se à presença de pessoas de várias origens, com traços físicos característicos da pertença a outra etnia e/ou outra religião, embora a utilização de jovens com expressões de alegria e entusiasmo seja uma constante. De seguida, na parte superior direita do ecrã, temos duas caixas à disposição, uma para o leitor-visitante se submeter a um teste de “atitude” e testar a sua abertura à interculturalidade e outra com o programa relativo à história da Migração. Usa-se, assim, uma estratégia típica das revistas para adolescentes que é a utilização de testes psicológicos, mas desta vez, com o intuito de fazer passar a mensagem de uma necessária mudança de atitude perante a diversidade das Identidades. Tendo presente a questão do respeito do(s) género(s), ao viajar (usando a terminologia usada pelos autores do sítio) neste projecto, não encontramos nenhum indício de discriminação de géneros ou de qualquer outro tipo de discriminação. Toda a mensagem reside na preocupação última de criar uma consciência de tolerância (embora este termo não reúna consenso) em relação às comunidades de imigrantes e face à própria imigração.
2.      Em termos de credenciais também estamos na presença de um projecto com a tutela do Conselho da Europa, da Instituição NORS KULTURRÄD, da Universidade Universitetet i Stavanger, da AKTIV UNGDOM e da NORAD UTDANNINGSDIREKTORATET, ou seja instituições de reconhecido interesse público, com um papel decisivo em termos académicos e/ou culturais ou de defesa dos direitos dos cidadãos.
3.      Em termos de correcção cientifico-pedagógica, o sítio também parece reunir os requisitos de correcção linguística, nota-se uma grande preocupação na concisão e na exactidão em termos de definição do que é a interculturalidade, a atitude perante a diversidade e o respeito pelas diferenças. Dada a faixa etária que se pretende atingir e que visa principalmente as camadas jovens, o discurso não demasiado técnico ou académico, nem demasiado extensivo e desenvolvido. Por outro lado, é de salientar a preocupação em apresentar todos os aspectos da migração através dos seus contributos para a história e a riqueza cultural de cada país. Apercebemo-nos desse facto ao submeter-nos ao teste de atitude perante a diferença, que consiste na apresentação de um pequeno teste psicológico que tem como fim avaliar a atitude do visitante perante a imigração e os imigrantes e a contribuição dos mesmos para o desenvolvimento do seu país.
4.      O conceito visual é bastante apelativo, com cores vivas e atractivas (os verdes claros, com azuis e rosas claro). Por outro lado o nome do sítio é esclarecedor e directamente orientado para as camadas jovens que pretende atingir, Youth And Migration com o acrónimo YAM, que tem conotações agradáveis da onomatopeia Yum, ou Yummy ligada à área da gastronomia, (quando se saboreia algo delicioso), sendo esse um termo da linguagem corrente e informal. A letra Y tem a configuração de uma figura humana, usando assim a personificação para reforçar a mensagem de humanidade ligada à palavra e à noção de migração.
5.      Em termos de difusão da mensagem, este sítio representa um potencial instrumento pedagógico a usar em sala de aula de Formação Cívica, usando uma modalidade atractiva e mais familiar aos nossos jovens. Este sítio poderia ser explorado em duas ou três sessões de 45 minutos de Formação Cívica ou Educação para a Cidadania (para os Cursos de Educação e Formação), através de uma cuidada articulação interdisciplinar entre o Director de Turma e o/a docente de Inglês L.E., desde o sétimo ano de escolaridade, nível três de aprendizagem até aos níveis mais avançados, sendo as actividades aplicadas a cada faixa etária cuidadosamente adaptada a cada nível de ensino. Todavia, as potencialidades de utilização deste sítio dependem da capacidade de exploração infinitas que os alunos e docentes lhe queiram conferir.

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